Mergulho com cilindro na Ilha da Queimada Grande – SP

Por admin

A Ilha da Queimada Grande ou Ilha das Cobras é um ponto de mergulho em São Paulo, considerado um dos melhores da região sudeste. A ilha está localizada a 35km da costa de Itanhaém e é formada por rochas e sem praias ao seu entorno, então não tem como desembarcar. As saídas de mergulho partem de Peruíbe todos os finais de semana, numa lancha rápida moderna e confortável para a atividade de mergulho scuba, tem até banheiro a bordo, e especialmente preparada para chegar em segurança na Ilha. O percurso dura aproximadamente 1h30 até lá e são servidos lanches no intervalo de superfície.

O nome Queimada Grande surgiu a partir da técnica de atear fogo na mata costeira para afugentar as cobras, que lá existem aos montes. As cobras são raras conhecida como Jararaca Ilhoa), só existem nessa ilha, mas ficam em terra firme, não vão até você durante seus mergulhos.

Saiba mais sobre a vida marinha e como é mergulhar na Ilha das Cobras, ou Ilha da Queimada Grande em São Paulo:

Durante o trajeto é comum o avistamento de golfinhos e baleias de Bryde. O mergulho na Ilha das cobras também é famoso pelos cardumes de peixe de até 50kg, conhecidos como Caranhas (Lutjanus cyanopterus), e pela passagem de raias mantas durante os meses de inverno. Muitas espécies de peixes e enormes cardumes são presença garantida neste ponto de mergulho. Pela distância que está da costa de São Paulo, você verá peixes bem maiores do que está acostumado quando mergulha nos pontos de mergulho mais costeiros.

É na Ilha da Queimada Grande que está situado o recife de coral mais ao sul do Oceano Atlântico. Em alguns locais é possível observar corais em forma de longos tubos, com mais de 5 mil anos de existência. Na Ilha da Queimada Grande também avistamos imensas colônias de coral-cérebro.

Os peixes mais comuns na área são budiões, salemas, frades, donzelas, moreías e outros, mas o que realmente impressiona é a quantidade de tartarugas, das espécies verde e de pente. Existe ainda grandes chances de você se deparar com raias prego e raias chitas.

Uma das atrações mais interessantes para mergulhadores com cilindro é o Naufrágio Tocantins, um vapor de 115 metros de comprimento que sofreu um acidente e afundou no ano de 1933, ao lado da Ilha. Hoje é um cenário incrível para mergulhadores por sua formação de corais e por ser a casa de muitos peixes e outros animais marinhos. O Naufrágio Tocantins começa aos 8 metros de profundidade e seu casco está a 21 metros, portanto mergulhadores básicos também podem mergulhar no local.

Para a penetração do mergulhador em qualquer naufrágio é preciso estar acompanhado de um profissional de mergulho ou fazer a especialidade de mergulho em naufrágio. Saiba mais sobre o curso de mergulhador em naufrágio aqui

As profundidades nos pontos de mergulho na Ilha da Queimada Grande podem variar de 6 a 30 metros, e a visibilidade fica a cargo das correntes e condições climáticas, alcançando 20 metros nos melhores dias. Ao longo do ano, a temperatura média da água gira em torno dos 22ºC, podendo chegar aos 27°C, de janeiro até a chegada do outono.

Somos uma das únicas operadoras que levam mergulhadores para a Ilha das Cobras todos os finais de semana (obviamente depende das condições de clima e navegação) então as vagas são limitadas

Ligue ou mande mensagem agora para nossa equipe da Espaço Mergulho e reserve seu lugar o quanto antes.