Qualquer pessoa pode mergulhar!
Praticar mergulho abre os olhos de uma pessoa para um mundo totalmente diferente. O fundo do mar é um universo paralelo e ter contato com novas vidas e sensações é sempre inesquecível. E o melhor de tudo? Praticamente qualquer pessoa pode praticar o mergulho com cilindro, desde que tenha boas condições de saúde.
Nesse texto falaremos sobre 4 aspectos que comprovam o quanto a atividade de mergulhar é democrática. Ela não é limitada a gêneros e nem idade, sendo que são poucas as contraindicações, já que os processos e equipamentos de mergulho utilizados tem rígidos protocolos de segurança.
A primeira questão que a pessoa interessada pelo mergulho deve se atentar é em relação aos profissionais e centros de mergulho contatados. Serviços credenciados oferecem equipamentos e profissionais de mergulho de altíssimo nível, que protegem a integridade física dos praticantes.
Por isso, sempre conte com uma escola e instrutores devidamente homologado pelas melhores credenciadoras de mergulho scuba, como por exemplo a PADI.
O mergulho pode ser feito por crianças até idosos
O mergulho é uma atividade que pode ser praticada por crianças de 5 anos (somente mergulho com snorkel) até idosos. Isso é possível porque ele pode ser feito de duas maneiras diferentes, o que possibilita essa adequação da idade.
A maneira mais simples de mergulhar é com o snorkel. Esse método, chamado de snorkeling ou mergulho de flutuação, é realizado com o auxílio de máscara com um tubo para respiração. O snorkeling é feito em águas rasas e por isso praticamente qualquer pessoa pode realizar, incluindo crianças.
No caso do mergulho autônomo, que é um pouco mais complexo, as indicações são para pessoas a partir dos 10 anos. A prática é feita com uma gama maior de equipamentos, como cilindros de ar comprimido e roupas especiais.
Nesse modelo a pessoa consegue submergir em maiores profundidades por um longo período de tempo. Nesse método o praticante realmente se descola do mundo terreno, já que consegue visualizar toda a beleza do mundo subaquático.
O mergulho não é restrito para pessoas que sabem nadar
Outro argumento que reforça a ideia de que o mergulho é bastante democrático é a questão da habilidade de natação. Os especialistas lembram que para aproveitar 100% do mergulho autônomo (com cilindro de ar comprimido), por exemplo, saber nadar pode fazer toda a diferença. Mas se você não sabe não tem problema. O importante é você não ter medo e ter um mínimo de habilidades na água.
Além de passar por aulas de piscina antes de entrar no mar, dentre os equipamentos fornecidos estão coletes equilibradores que se enchem de ar e também sustentam os praticantes quando estão na superfície. Para mergulhos em snorkeling saber nadar é mais importante, pois o mergulhador se mantém e se desloca durante muito tempo na superfície.
Poucas são as contraindicações para praticar mergulho
Atualmente a atividade de mergulho já está tão popularizada que o mergulho adaptado já é praticado em muitas escolas, que é indicado para deficientes físicos, visuais e auditivos.
As únicas contraindicações para mergulhar estão relacionadas a fatores de saúde. Pessoas com problemas respiratórios mais sérios não podem participar. Além disso, mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos também são recomendadas a não praticar.
* este artigo foi publicado originalmente no Blog da Scubiblue.
Curtiu o texto? Então compartilhe com um amigo para mostrar o quanto essa atividade é democrática!
Eu mergulho na piscina que tem 8 m de comprimento. E é muito legal.Apesar de eu ser cardiaca.