Educação Continuada PADI

Educação Continuada PADI

do básico ao master scuba diver

Por Bob Kerr

IDC STAFF INSTRUCTOR #341651

Como instrutores sempre nos deparamos com uma dúvida comum entre os mergulhadores recreacionais sobre os conceitos da educação continuada: “Eu fiz essa especialidade no meu curso avançado, certo?”. Esta dúvida ocorre pois muitas vezes nós, mergulhadores, não entendemos direito o conceito do curso avançando e o motivo de realizarmos mergulhos distintos durante este curso. Porém, antes de aprofundar-nos neste tema, é importante entender os cursos PADI e como eles se ligam. Existe alguns caminhos que podem ser seguidos a partir do básico e neste artigo vamos nos ater apenas ao fluxo principal recreacional, sem adentrar às possibilidades profissionais, que não necessariamente é o caminho a ser seguidos por todos os mergulhadores recreacionais.

Como todo objetivo a ser alcançado, iniciamos nossa jornada no mundo do mergulho pelo primeiro passo. Estamos falando do OWD (Open Water Diver ou Mergulhador de Águas Abertas) que é popularmente chamado de “básico”. Este é o principal curso do mergulhador e sua introdução ao mergulho, ensinando conceitos básicos que serão aplicados em todos os mergulhos, técnicas para reagir a situações de emergências entre outras informações. Com esse conhecimento e experiência, o mergulhador sai apto a realizar mergulhos com seu dupla em ambientes com características similares às usados no curso e em profundidades até no máximo de 18m.

Com o tempo, mergulhadores costumam buscar experiências diferentes. Para preencher esta lacuna temos o AOWD (Advanced Open Water Diver ou Mergulhador Avançado de Águas Abertas) carinhosamente apelidado de “avançado”. Este curso pode ser melhor apresentado como uma experiência em diversas áreas do mergulho.

Fluxograma da Educação Continuada PADI com ospré-requisitos para cada um dos cursos e especialidades.

Cada um dos mergulhos neste curso são chamados Mergulhos de Aventura e para obter certificação de mergulhador avançado, é preciso realizar cinco delas, sendo que o mergulho de aventura Profundo e o mergulho de aventura de Navegação Subaquática precisam estar nestes cinco mergulhos. Ao final deste curso o mergulhador está apto a realizar mergulhos até 30m, que demandam mais da pessoa e um certo risco controlado ao se comparar com mergulhos mais básicos.

O AOWD possui apenas o OWD como pré-requisito de certificação, então, podemos dizer que, com apenas nove mergulhos (quatro do OWD e cinco do AOWD) um mergulhador pode ser tornar “avançado”. Porém, não necessariamente este mergulhador possui habilidades avançadas no mergulho, que só deverá ocorrer com o tempo, mergulhando com frequência.

Continuando na evolução do mergulhador, é comum esta pessoa começar a se preocupar mais com a segurança dele e de seu grupo. O curso de Resgate (normalmente realizado com o curso de primeiros socorros e RCP) ensina técnicas para o mergulhador saber reagir em momentos de emergência. Este é um dos  cursos mais desafiadores e recompensadores que os mergulhadores realizam. Costuma ser um grande marco para os mergulhadores (inclusive, o grande elo entre a escolha de dar ou não aquele passo para o lado profissional do mergulho). Ao fim, temos o grande desafio do mergulhador recreacional que é o título de MSD (ou Master Scuba Diver). 

Este título não é um curso propriamente dito, mas um reconhecimento à experiência adquirida por aquele mergulhador. Os pré-requisitos para alcançar este título são: Ser um mergulhador certificado AOWD e Resgate, com pelo menos 50 mergulhos logados e certificado em cinco especialidades PADI.

o que são as especialidades padi?

A especialidade PADI mais popular é de Mergulhador de Ar Enriquecido (EANx ou Nitrox), pois ensina os prós e contras do uso de EANx e habilita o mergulhador à estender os limites não descompressivos dos mergulhos com toda segurança necessária ao utilizar estas misturas.

Mas afinal, o que são as especialidades e como elas se diferenciam dos mergulhos de aventura no curso de Avançado? A resposta mais simples para essa pergunta é: os mergulhos de aventura são uma introdução à especialidade relacionada. Inclusive, os mergulhos de aventura podem servir como crédito no “mergulho 1” quando estiver realizando o curso da especialidade relacionada. As especialidades se aprofundam muito mais no tema escolhido, com a apresentação de muitas técnicas e conhecimentos que apenas o mergulho de aventura não possuem. Um exemplo clássico é  que   um   mergulhador  avançado

(que obrigatoriamente  realizou o mergulho de aventura profundo) tem como máxima profundidade 30m, porém um em Mergulho Profundo, que irá ter especialista  mais conhecimentos e técnicas relacionadas aos desafios deste mergulho, pode mergulhar até 40m de profundidade (para se certificar Mergulhador Profundo, o mergulhador precisará realizar quatro mergulhos).  Portanto, ao se deparar com informativos sobre especialidades que talvez tenha tido contato no avançado, a diferença agora será mais nítida. Inclusive com a possibilidade de se aprimorar mais em áreas que foram abordadas no curso avançado apenas como uma experiência e interessou ao mergulho. Imagine ter as técnicas e conhecimentos para realizar uma penetração em um naufrágio com toda segurança requerida ensinada durante o curso de “Mergulhador de Naufrágio”? Ou então aprender e dominar a nova forma de configuração de equipamentos “Sidemount”, que deixa o mergulhador mais livre e com um maior conforto e segurança durante o mergulho? Essas são uma das muitas especialidades fornecidas pela PADI para que os mergulhadores possam aprimorar suas técnicas e aumentar o leque de possibilidades no mergulho.

Se você tem interesse em se tornar um Master Scuba Diver, entre em contato conosco e conheça o Programa PADI Master Scuba Diver da Espaço Mergulho. 

Bons mergulhos e muita água roxa a todos!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *