Nitrox e os benefícios do mergulho com ar enriquecido

Nitrox e os benefícios do mergulho com ar enriquecido

Nitrox é exatamente o que o nome sugere: nitrogênio misturado com oxigênio. Mas o Nitrox para mergulho contém uma porcentagem de oxigênio muito maior do que o ar que normalmente respiramos, com a intenção facilitar a absorção de nitrogênio.
Normalmente, nitrox refere-se a qualquer combinação com teor de oxigênio acima de 21%, mas não acima de 40%; No entanto, existem duas combinações não recreativas com as quais você deve estar familiarizado:

  • Nitrox I: também conhecido como Nitrox 32 ou EAN32, contém 32% de oxigênio e 68% de nitrogênio. Este é o tipo mais comum.
  • Nitrox II: também conhecido como Nitrox 36 ou EAN36, tem 36% de oxigênio e 64% de nitrogênio.

Este gás respiratório é comumente alcançado misturando-se uma fonte pura de oxigênio com ar até atingir a concentração preferida. Mas quais são as vantagens de usar Nitrox em vez de ar normal?

Vantagens do mergulho com Nitrox

Um dos melhores é que você tem tempo de mergulho mais longos com Nitrox: devido à menor concentração de nitrogênio, os mergulhadores podem prolongar seu tempo de mergulho absorvendo uma quantidade menor desse gás. Menos nitrogênio significa que os perigos da descompressão são reduzidos e um mergulhador pode permanecer na profundidade máxima por períodos mais longos. É importante lembrar de não exceder sua profundidade máxima ou tempo inferior.
Muitos mergulhadores afirmam estar menos cansados depois de mergulhar com Nitrox. Esse é um relato frequente, embora seja uma teoria ainda não totalmente comprovada por pesquisas. A teoria amplamente debatida é que níveis mais baixos de nitrogênio reduzem a quantidade de micro-bolhas na corrente sanguínea e “estresse descompressivo” no corpo, reduzindo a letargia e a exaustão pós-mergulho, a qual todos são bem familiarizados.

Tempo de mergulho com Ar X Nitrox

Mergulhos com ar comprimido sempre têm tempos curtos e repetitivos, o que é decepcionante para mergulhos em ambientes que demandam por um tempo maior de exploração. Mergulhar em Nitrox proporciona tempos de mergulho mais extensos; devido à menor absorção de nitrogênio no primeiro mergulho, uma diferença de cerca de 5 minutos a mais de 70 pés. Pode não parecer muito, mas esses 5 minutos extras podem ser preciosos, dependendo do seu mergulho.
Para os mergulhadores que estão com pressa de voltar, outro benefício de respirar Nitrox é o menor intervalo de superfície. Menos nitrogênio absorvido significa menos nitrogênio para se livrar, o que pode fazer uma diferença notável no tempo necessário para liberar gás na superfície.
É extremamente importante fazer referência às tabelas de mergulho quanto ao tempo adequado de intervalo de superfície para evitar que você ou o seu amigo se arrisquem.
Outro benefício é o menor tempo de descompressão, o que significa que um mergulhador pode fazer intervalos de superfície mais curtos e menos frequentes durante o mergulho. Se um mergulhador só respirar Nitrox nas paradas de descompressão, as paradas serão muito mais curtas, deixando mais tempo para desfrutar do mergulho.

Conclusão

Mergulhar com ar enriquecido (Nitrox) permite que você aumente o tempo de mergulho não descompressivo além dos limites descompressivos do mergulho com ar. Ainda assim, como é importante ser treinado adequadamente antes de tentar usar qualquer equipamento de mergulho, é importante estar ciente dos riscos que acompanham a inalação do Nitrox e dos procedimentos associados a ele, a fim de ter um mergulho seguro e agradável.
Mergulhar com ar enriquecido significa mais tempo embaixo d’água, mas é preciso ser certificado como mergulhador Nitrox para obter as recargas.

Gostou e quer saber mais? #bora fazer o curso!!!

http://espacomergulho.com.br/agenda/curso-nitrox-air-driver-2/

Temos vagas! – confira aqui: https://www.scubiblue.com/cursos/escola/espaco-mergulho/agendar/ar-enriquecido-nitrox/curso/62

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Telefone: 11 5686-4240
Rua Beltis, 35