Máxima Flutuabilidade – O que é?

Máxima Flutuabilidade – O que é?

O que é o curso de Máxima Flutuabilidade, e por que fazê-lo?

Muitos anos atrás, a PADI constatou que muitos mergulhadores, especialmente os novos, não haviam dominado a habilidade de flutuabilidade neutra.
As razões eram variadas. Muitas vezes a simples falta de prática, mas também instruções inadequadas ou o aluno não compreendia os princípios. Se você perguntar a um grupo de profissionais de mergulho e mergulhadores experientes o que separa um mergulhador excelente de um mediano, a resposta é: o controle da flutuação.

O curso (especialidade) de como melhorar o desempenho de flutuabilidade nasceu deste tipo de condições. Enquanto muitos mergulhadores podem melhorar seu controle de flutuação sem um curso adicional, esta especialidade, sem dúvida, pode acelerar o processo de aprendizagem e ajudar a praticar técnicas especificas.

Faça o Curso de MÁXIMA FLUTUABILIDADE e torne-se um Ninja da Flutuação!

Astronautas e mergulhadores têm uma característica comum: eles operam em um estado de gravidade zero – isto, se o mergulhador alcançou flutuabilidade neutra. Flutuabilidade neutra é uma condição na qual você não afunda nem flutua, e é o mais próximo que você pode chegar da “gravidade zero” na Terra.
No caso dos astronautas, o treinamento de “Zero G” é realizado em uma réplica da Estação Espacial Internacional, dentro de uma piscina de 40 pés de profundidade, com seus trajes espaciais cuidadosamente equipados e ponderados, dando assim a eles a flutuabilidade neutra perfeita necessária para imitar as condições no espaço.

No mergulho, o ambiente é menos complicado, mas tão importante quanto, pois um mergulhador que alcança a flutuabilidade neutra terá certamente um mergulho mais longo e seguro. O curso de Máximo Desempenho de Flutuabilidade irá ajudá-lo a expandir o conhecimento e prática que você precisa para dominar esta habilidade.

Como você se beneficiará do controle adequado de flutuabilidade?

A verdade é que alcançar uma flutuabilidade neutra fará com que você seja um mergulhador melhor. E, ao se tornar um mergulhador melhor e mais forte, você poderá aproveitar mais seus mergulhos.

O peso adequado é um passo significativo para alcançar a flutuabilidade neutra.

Embora um mergulhador carregue muito peso, ele consegue estabelecer e manter um estado neutro, mas o faz usando uma quantidade maior de ar devido à resistência adicional do colete de mergulho [BCD] inflado.
Um mergulhador de baixo peso se verá lutando para manter a profundidade de uma parada de segurança e de flutuar quando não quiser; já os mergulhadores com peso adequado acharão mais fácil manter a flutuabilidade neutra e usarão menos ar em um mergulho.

Ao atingir um nível de controle de flutuabilidade apropriado, o mergulhador poderá, por exemplo, se aproximar de um recife sem o risco de danifica-lo por contato.

Se você quiser ter certeza que está devidamente equilibrado, entre na água com o seu colete de mergulho [BCD] totalmente inflado. Agora, mergulhe um pouco até águas ‘um pouco’ mais profundas, onde você não conseguirá se levantar ou tocar o fundo. Não esvazie seu colete e prenda a respiração. Se você estiver devidamente equilibrado, você flutuará ao nível dos olhos e quando você exalar, você descerá em um ritmo razoável.

Se você não flutuar no nível dos olhos quando expirar e se o colete estiver vazio, talvez ainda precise de alguns quilos extras para descer. Por outro lado, se você afundar como uma pedra antes de expirar, está com excesso de peso e deve ajustar a quantidade de peso de acordo.

Suba ao próximo nível e domine ao máximo seu desempenho em flutuabilidade

Controlar sua flutuação é uma habilidade que só pode ser aprendida ao longo do tempo, por meio de muita prática. Se você é um mergulhador novo ou já faz um tempo desde o seu último mergulho, seria uma boa ideia se inscrever no curso de Máximo Desempenho de Flutuabilidade.

Neste curso, você aprenderá como usar a quantidade precisa de lastro para ter controle, postura e equilíbrio absolutos. Você aprenderá a subir e a descer com tão pouco esforço que parecerá que basta pensar em fazê-lo para que aconteça. Ao dominar os métodos para reduzir a resistência à água causada pelo equipamento, você se movimentará embaixo d’água com mais rapidez e eficiência.

Você sabia que a Espaço Mergulho ministra o curso de Máxima Flutuabilidade? Que tal agendar o seu? Saiba mais clicando aqui!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Telefone: 11 5686-4240
Rua Beltis, 35